O que é uma quadra poliesportiva

Você sabe o que é uma quadra poliesportiva?

Como podemos imaginar, uma quadra desse tipo pode ser usada para vários esportes como, Basquete, Tênis, Vôlei, Futsal, Handebol, Natação, Hóquei entre outros.

Esses são apenas alguns dos muitos esportes que você pode jogar em quadras poliesportivas. Mas eles também são ótimos para cross-training e fitness, andar de patins, andar de bicicleta e shuffleboard!

Todos esses esportes de quadra podem ser construídos para um layout perfeito para cada tipo de modalidade.

As quadras poliesportivas são melhores do que as outras?

A quadra poliesportiva é construída em uma área com terreno já preparado para a prática de vários tipos de esportes, que é o caso dos esportes citados acima.

É construída sob uma superfície plana, normalmente retangular, definida por várias marcações com limites de partes, para jogar a modalidade de esporte em que se deseja.

Essas partes limitadas são marcações de linhas para tabelas, traves, linhas laterais, fundo, redes entre outras. Há também marcações para o sistema de luz, para o caso de prática dos esportes à noite ou em local fechado.

Como é fabricado uma quadra de esportes

Os principais materiais para construção de quadra poliesportiva são:

  • Madeira
  • Grama
  • Cimento
  • Areia
  • Saibro
  • Materiais sintéticos

O material vai depender muito do tipo de esporte que será utilizado na quadra. Para quem pretende construir uma quadra poliesportiva descoberta sai bem mais em conta do que a coberta.

Porém, é preciso contar com ajuda do clima, em caso de tempo ruim o uso das quadras esportivas descobertas se tornam inviáveis.

Se você mora em um lugar com grandes probabilidades de chuvas, o melhor é escolher a quadra coberta. A quadra esportiva construída para a prática de vários esportes é chamada de Poliesportiva.

São geralmente vistas em escolas, clubes, chácaras e residências. Esse tipo de quadra tem se tornado muito importante e trazendo vários benefícios para as crianças e jovens. Mesmo quando não utilizada profissionalmente, é uma ótima opção de lazer para diversas pessoas.

Dimensões quadra poliesportiva – quadra poliesportiva dimensões

Não existem normas para as medidas de quadra poliesportiva. Porém vai depender para qual finalidade será o projeto ou se for utilizada para jogos profissionais.

As medidas podem variar bastante, como por exemplo, para construção de quadras em condomínios normalmente é de 10x20m (quadra poliesportiva pequena). Dependendo do local, essa medida pode variar bastante.

Geralmente é utilizado concreto na construção das quadras e uma tinta para pintura de quadra poliesportiva própria. Demarcando os locais de cada modalidade dos esportes.

Obs. Para o uso da quadra em jogos profissionais, é preciso consultar a federação de esportes de cada modalidade, para obter as medidas exatas que a construção precisa ter.

Outro ponto importante que vale lembrar é, a construção precisa ter uma orientação conhecida como norte Sul. Isso quer dizer que, em algum período do jogo, uma equipe vai jogar contra o Sol. Caso contrário, apenas um time jogará contra o Sol.

Medidas quadra poliesportiva oficial

Veja também como é a demarcação oficial de quadra poliesportiva. A quadra poliesportiva precisa possuir 16m de largura e 27m de comprimento.

Em relação aos limites, de acordo com as normas internacionais, cada modalidade tem uma cor definida para marcar suas medidas. O branco é utilizado para marcar o tênis, o vôlei, o badminton, o squash e o paddle.

Proteção na construção das quadras

Sem contar que, a construção dessas quadras precisam ter segurança para os jogadores e também torcedores. E para isso, é preciso o uso de uma rede de proteção para evitar que a bola atinja os torcedores.

Assim também como utilizar cercas ao redor da quadra, não só ajuda na segurança como evita que a bola fique saindo excessivamente.

Uma ótima opção para cercas de quadras é utilizar o material de arames fixados e postes de metais. São chamados de alambrado, que além de seguro é bem mais acessível.

A cerca deve ter uma distância exata com relação a quadra e isso deve ser medido por um profissional da área. Alambrados construídos muito próximos a quadra, pode ter riscos para os atletas.

Veja um exemplo de um ginásio poliesportivo no vídeo abaixo.

Conheça nossa página de Política de Privacidade e veja a seriedade do nosso site.

Esse foi nosso artigo sobre Quadra poliesportiva.

Rate this post

Deixe um comentário